Como reformar as Conferências Mundiais do Clima para torná-las eficazes

Ambiente

Repense o Conferências climáticas mundiais das Nações Unidas para que voltem a ser um instrumento verdadeiramente eficaz. Um relatório da rede de organizações não governamentais Rede de ação climática (Pode) avança, apenas algumas semanas após o início do Cop31 que será realizado em Turquia no próximo mês de Novembro, uma série de propostas concretas para reformar o único órgão que permite que países de todo o mundo se reúnam todos os anos para abordar a questão da aquecimento climático.

As COP continuam a ser o único instrumento que permitiu progressos, embora insuficientes

E é precisamente deste pressuposto que parte a Rede de Acção Climática: a Policial eles foram, são e continuam a ser um elemento crucial. Os avanços – embora inquestionavelmente insuficientes – que os governos deram nas últimas décadas ocorreram precisamente graças a negociações que são realizadas sob a égide da CQNUMC, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Foi assim para o Protocolo de Quioto de 1997, aprovado na Cop3 do Japão; foi o caso do Acordo de Paris, alcançado em 2015 na capital francesa.

Porém, objetivamente, os últimos dez anos – desde a Cop22 em Marraquexe, Marrocos, até à última em Belém https://www.lifegate.it/cop30-belem-finale-análise, no Brasil – foram muito mais decepções de impulsos. O resultado, como observa o relatório, é que “este espaço multilateral é cada vez mais criticado”, e isto “sem surpresa, uma vez que o crescimento da populismos e doextrema direitado conflitos e de violência nas populações contribuíram para tornar o clima menos central no agendas políticas de muitos tomadores de decisão.”

O princípio do “consenso” está em discussão nas Conferências Mundiais do Clima

Relançar as COP, nascidas em 1992 com a Cimeira da Terra, representa portanto um desafio árduo mas fundamental. Com o tempo, as conferências tornaram-se hipertróficotanto que “agora lembra salões profissionais”. Como resultado, eu problemas operacionais são numerosos: em alguns casos internos, em alguns casos ligados ao contexto geopolítico. Segundo o relatório da CAN, a dinâmica das negociações ainda está demasiado ancorada “numa divisão entre Norte e Sul do mundo que permanece ancorado na década de noventa: Europa tenta obter compromissos vinculativos, o Estados Unidos eles se esforçam para impor flexibilidade, eu países desenvolvidos pedem condicionalidade para a concessão de financiamento, o G77 e o China eles se concentram em questões de equidade global.”

Além disso, o processo de negociação baseia-se no chamado “consenso”, que aponta para uma espécie de unanimidade disfarçada (as delegações não votam a favor de um texto, mas aceitam-no sem formular objeções). O respeito por todas as decisões é, então, de facto obrigatório apenas em papeluma vez que não existem sistemas sancionatórios para punir os incumpridores, nem tribunais ou outros órgãos que o possam fazer. Apenas em todo o país – desde o Acordo de Paris é ratificado por cada estado – pode-se imaginar pedir o cumprimento dos compromissos assumidos.

Muito espaço para “atores de má-fé” e lobistas fósseis

“Este sistema – indica o Can – permite atores de má fé bloquear o progresso ou renegociar decisões já adoptadas, o que leva a limitar a aplicação efectiva, a multiplicação de entrevistas e programas de trabalho. A falha no programa mitigação (das alterações climáticas, Ed) previsto no Acordo de Paris representa um excelente exemplo desta tendência”.

Outro elemento que freia o combate ao aquecimento global é dado pela “crescente participação de representantes dos interesses das energias fósseis, do agronegócio ou de outras indústrias poluentes”, bem como “crescentes restrições aos espaços de negociação abertos aos observadores”.

São propostos três eixos de ação e seis recomendações

Segundo a CAN, é necessário atuar em três eixos para que as COP voltem a ser efetivas: “Repensar o formatargarantindo o respeito pelos direitos humanos e a participação da sociedade civil; introduzir regras sobre conflitos de interesse ambicioso para combater os lobbies; revisar o processo de tomada de decisãoe em particular a regra do consenso”.

Concretamente, o relatório faz seis recomendações para gerar uma nova governação da conferência.

1 – Regras rígidas para lobistas de empresas poluidoras

O objetivo é “copiar” as regras que foram estabelecidas peloOrganização Mundial de Saúde para contrariar o lobby do tabaco. Esta é uma novidade que já poderia ser questionada pela Cop31 e que obrigaria todos os participantes (delegações oficiais, associações, organizações não governamentais, representantes de cada indivíduo ou grupo) a divulgar publicamente quem financia a sua participação.

Ao mesmo tempo, solicita-se que seja garantido o estatuto de observador aos representantes do sociedade civil e deuses povos indígenaspara poder acompanhar o andamento de todas as negociações de forma transparente. Finalmente, queremos proibir a capacidade de “acolher” representantes de empresas privadas em delegações governamentais: estratagema utilizada por muitos executivos para garantir sua presença em todas as principais mesas de negociação.

2 – Tornar as COPs de alta participação bienais

A CAN propõe criar mecanismos mais ágeis para obter avanços: o objetivo é render bienais as Conferências Mundiais do Clima “com forte participação e atenção mediática”, seguindo o calendário global de balanço e ciclos comerciais Contribuições determinadas nacionalmente (as promessas de redução das emissões de gases de efeito estufa que cada governo é obrigado a entregar à UNFCCC, conhecida pela sigla NDC).

3 – Superação do princípio do “consenso”

A ideia é prever algumas decisões tomadas por maioria em caso de falta de “consenso”a fim de evitar que muito poucos Estados bloqueiem efetivamente todo o processo de negociação.

4 – Impor responsabilidade e transparência aos Estados

A fim de tornar os NDC mais vinculativos, o relatório propõe não mais entregá-los apenas à CQNUAC, mas também Secretariado Geral das Nações Unidas. O objetivo é então torná-lo acessível a jornalistas algumas negociações específicas sobre o assunto, a fim de garantir que os meios de comunicação social possam exercer pressão sobre os governos e os decisores políticos.

5 – Revisar os critérios de seleção dos países que sediam as Cops

A proposta visa garantir a transparência e a inclusão nos trabalhos preparatórios de cada cimeira. De facto, demasiadas conferências foram realizadas “fora”, isto é, em países que tinham enormes interesses no setor de combustíveis fósseis. Da mesma forma, pedem-se novas regras para os patrocínios (as petrolíferas têm aparecido frequentemente na lista das que deram dinheiro em troca de visibilidade nas Conferências Mundiais do Clima).

6 – Garantir transparência e participação

A Rede de Ação Climática apela à introdução de um sistema transparente entrega de distintivos aos observadores, com o objectivo declarado de reforçar a participação dos países do Sul Global. Pretende-se também agilizar a concessão de vistos de entrada, garantindo ao mesmo tempo imparcialidaderespeito pelos direitos humanos.

Se as Conferências Mundiais sobre o Clima representam o único instrumento à nossa disposição para envolver os governos de todo o mundo, devemos, portanto, torná-las verdadeiramente capazes de mudar novamente as coisas. Mesmo para reformar o sistema COP, porém, é necessário o mesmo ingrediente necessário para resolver o problema do aquecimento global: vontade política.