O’Urso pardo marsicano (Ursus arctos marsicanus) é uma das espécies mais raras do mundo e vive exclusivamente nas áreas dos Apeninos, no centro da Itália. Embora sua história seja antiga, e sempre tenha sido protagonista de imaginários e histórias, seu conhecimento é mais recente. O urso Marsican foi descrito como uma subespécie do urso pardo apenas no início do século 20 pelo naturalista de Molise Giuseppe Altobello e sua distribuição histórica é conhecida por algumas pesquisas de que era difundido nos Apeninos centro-sul, das montanhas Sibillini à Campânia e Puglia.
Hoje, o urso pardo marsicano é encontrado apenas nos Apeninos centrais, com algumas dezenas de exemplares. Na verdade, é descrito como criticamente ameaçado pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e é um espécies protegidas da Diretiva Habitats da União Europeia. Nas últimas décadas o Parque Nacional de Abruzzo, Lácio e Molisenascido em 1922 justamente para sua proteção, tornou-se a principal área de distribuição da espécie e um criadouro único para atividades de conservação e coexistência. Graças a estes esforços, hoje sabemos cada vez mais sobre as suas características e comportamentos, quais as possibilidades de conviver com ele e, por último mas não menos importante, que a sua população está em expansão.
Uma espécie em expansão
Nos últimos anos, vários ursos foram observados em novas áreas dos Apeninos centrais, portanto também fora da sua área de distribuição histórica, mostrando uma expansão lenta mas importante. Por esta razão tornou-se cada vez mais necessário dar uma nova resposta à questão “Quantos ursos existem?“, para melhor compreender a presença do plantígrado face aos dados do último levantamento realizado em 2014 que revelou a presença de cerca de 50 exemplares. Monitorizar o urso pardo marsicano, e conhecer a sua distribuição, significa abordar prioridades de proteção dos próximos anos com base em dados concretos e científicos.

O monitoramento é de facto uma actividade de estudo essencial que está na base de qualquer esforço. Como nos lembra o parque, “a monitorização decorre em paralelo com a conservação e a gestão, sem contudo coincidir com elas: serve para torná-las adaptativas, fornecendo os elementos necessários para orientar decisões e intervenções. Através de observações de campo, recolha de dados e análises periódicas, a monitorização permite identificar alterações ao longo do tempo na espécie, na sua distribuição e nas características do habitat em que vive. Nestas premissas, o nova estimativa da população de ursos pardos Marsicanos em 2025.
A nova estimativa dos ursos
O novo estudo de monitoramento realizado em 2025 foi único. É sobre o mais extenso e completo actividade de monitorização genética nunca realizada no urso pardo Marsican e permitiu, pela primeira vez, estimar a sua população notoda a área de distribuição. A investigação envolveu aproximadamente 6.000 quilômetros quadradosincluindo tanto a distribuição histórica da espécie no Parque Nacional de Abruzzo, Lácio e Molise e sua área contígua, como as principais áreas periféricas para as quais o urso se expande: a Maiella e o alto Molise, o Sirente-Velino, o Simbruini-Ernici e as montanhas Cicolano.
O resultado é a primeira estimativa produzida até agora nesta escala geográfica: as estimativas são feitas em toda a área dos Apeninos centrais 81 indivíduos, 43 mulheres e 38 homenscom uma faixa de incerteza entre 73 e 88 ursos.
Trata-se de uma riqueza de dados de valor excepcional, que representa uma base de conhecimento sem precedentes para compreender quantos ursos vivem hoje nos Apeninos centrais e como esta população está distribuída pelo território.
Na leitura dos dados há um detalhe importante a considerar: este número não indica que os ursos passaram de 51 em 2014 para 81 hoje, porque as duas estimativas dizem respeito a áreas diferentes. Fazendo a comparação em mesma superfície estudados há onze anos, ou aproximadamente 1.300 quilômetros quadrados no Pnalm e sua área contígua, em 2014 foram estimados 51 ursos (com variação entre 44 e 63), enquanto em 2025 56 (com variação entre 49 e 63). O centro histórico da distribuição confirma-se assim como a área principal, com uma população estável ou ligeiramente crescenteagora perto da capacidade de carga.
Entre a zona histórica e as zonas periféricas existe então umaárea central maiorque inclui também o Vale do Roveto e a Reserva Monte Genzana Alto Gizio, onde nos últimos anos a presença do urso tornou-se progressivamente mais estável e abundante. Considerando também estes territórios, a estimativa chega a 65 ursos, com uma densidade de 4,2 indivíduos por 100 quilómetros quadrados, muito semelhante à da distribuição histórica.
Isto significa que o trabalho realizado ao longo da última década (protecção, monitorização, vigilância, prevenção, comunicação e sensibilização, colaboração institucional) contribuiu para o fortalecimento de uma população única e insubstituível. Ao mesmo tempo, porém, estes dados devem ser lidos com a necessária cautela: o urso pardo marsicano continua a ser uma população numericamente limitada, ainda exposta ao risco de extinção e vulnerável aos muitos riscos que derivam sobretudo da interação com os humanos.
Outro fato importante é o densidade do urso pardo Marsicanque não é homogêneo em toda a sua extensão. No território histórico do Pnalm e na sua área contígua é aproximadamente 4,4 ursos por 100 quilômetros quadrados (valor considerado próximo da saturação), enquanto nas zonas periféricas cai para cerca de 0,4 ursos por 100 quilómetros quadrados, ou dez vezes menos. No entanto, de acordo com o estudo, não surgem diferenças marcantes na adequação do ambiente entre áreas de alta e baixa densidade: le áreas periféricas eles poderiam, portanto, abrigar permanentemente mais ursos. Isso significa que o quanto essas áreas estão conectadas ao núcleo central também tem impacto. Por exemplo, dada a mesma distância do intervalo histórico, aqueles conectados através de corredores biológicos acolhem densidades mais elevadas do que territórios sem ligações ou ligados através de ambientes fragmentados. Ao mesmo tempo, em áreas onde os riscos de mortalidade antropogénica são maiores, como investimentos, caça furtiva e envenenamento, a densidade de ursos é menor.
Proteger o urso significa, portanto, também permitir que ele se expanda. Contrariar os riscos de mortalidade antropogénica, proteger os corredores ecológicos e promover novas áreas de ligação são as prioridades para a expansão das espécies e a formação de novos núcleos estáveis e interligados.
Vivendo com o urso pardo Marsican
O’expansão do urso traz consigo, portanto, o tema da coexistência nos territórios antropizados que volta a frequentar, tendo em vista que o atividades humanas continuam a representar um dos principais riscos para a espécie. Na verdade, as causas antropogénicas de morte constituem 81 por cento dos 135 casos de mortalidade confirmados entre 1970 e 2024.
É neste contexto que nos últimos anos os Apeninos tornaram-se um ponto de referência para projetos e atividades de convivência ativa, por meio prevenção e o envolvimento das comunidades locais. Um exemplo é o nascimento de Comunidades inteligentesque representam uma das formas mais concretas de transformar a convivência em práticas cotidianas, assegurando o que pode atrair os ursos, prevenindo danos e envolvendo diretamente quem vive e trabalha nos territórios. A primeira comunidade amiga dos ursos nasceu em 2015 Pettorano sul Gizio e essa experiência foi depois alargada a outros territórios, atingindo 16 comunidades no âmbito do projeto LIFE Bear-Smart Corridors.

A coexistência também passa por uma trabalho coletivoe quanto mais o urso expande o seu alcance, mais a sua conservação se torna necessariamente um trabalho partilhado, que reúne diferentes competências, territórios e sujeitos, tanto institucionais como privados. A nova estimativa populacional é um exemplo disso: dezenas de organismos e organizações contribuíram para a sua criação, juntamente com Mase e Ispra, incluindo parques nacionais, parques e reservas regionais, regiões, redes de monitorização de ursos marsicanos, Forest Carabinieri e associações ambientais. Um trabalho partilhado que é necessário precisamente porque a presença do urso não se detém nas fronteiras das áreas protegidas individuais.
A conservação do urso pardo marsicano não pode ser confiada apenas ao Parque Nacional de Abruzzo, Lácio e Molise e, de um modo mais geral, às áreas protegidas. O urso atravessa fronteiras administrativas, utiliza áreas protegidas e territórios externos, move-se ao longo de corredores ecológicos que afetam municípios, províncias, regiões, parques nacionais, áreas protegidas regionais e territórios comuns.
Esta comunidade e partilha de esforços e conhecimentos será a base da Conferência Internacional sobre Ursosda International Association for Bear Research and Management (IBA), que será realizada em Pescasseroli de 20 a 25 de setembro. A escolha dos Apeninos foi orientada precisamente pelo trabalho de protecção do urso Marsicano que envolve administrações, cidadãos, partes interessadas e empresas para reduzir conflitos.
A Conferência, realizada a cada dois anos, é o principal evento internacional dedicado à pesquisa, conservação e manejo de ursos, e reúne pesquisadores, gestores de áreas protegidas, instituições e especialistas de todo o mundo para discutir estratégias de conservação e a convivência entre humanos e grandes carnívoros.
A conferência deste ano é organizada pelo Parque Nacional de Abruzzo, Lácio e Molise em conjunto com Rewilding Europe, Rewilding Apennines e Salviamo l’Orso, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Segurança Energética. Durante seis dias, Pescasseroli acolherá sessões científicas, reuniões técnicas e momentos de discussão dedicados à investigação e gestão do urso.
A LifeGate será media parceira da conferência Iba e acompanhará o evento de Pescasseroli com artigos, entrevistas e insights dedicados aos principais temas que surgiram durante os trabalhos e à coexistência e conservação do urso pardo marsicano.


